A finalidade institucional do Colégio Imaculado Coração enquanto instituição é dar suporte aos pais em sua grandiosa responsabilidade de educador os filhos, promovendo, a partir de princípios católicos, uma educação de qualidade capaz de enfrentar os desafios da sociedade atual.

Nossa proposta pedagógica busca seus fundamentos na tradição cristã, na cultura clássica e nas melhores contribuições do conhecimento pedagógico da atualidade.

Partimos de uma visão realista e integral do homem, considerando como sujeito da educação o homem todo, espírito unido ao corpo em unidade de natureza, que é ao mesmo tempo sensibilidade, inteligência e vontade; indivíduo singular, mas também ser social; que vive neste mundo, mas tem um sentido transcendente.

Considerando cada ser humano como uma pessoa única, buscamos olhar para cada criança a partir da sua singularidade própria, estimulando o desenvolvimento de suas aptidões e auxiliando nas dificuldades particulares de cada um. Visando desenvolver uma autonomia responsável, auxiliamos os alunos no processo de autoconhecimento e auto superação, com o objetivo de que sejam protagonistas da sua aprendizagem.

Para alcançar uma verdadeira liberdade, assume grande importância em nosso trabalho fomentar o desenvolvimento das virtudes, que são aqueles bons hábitos que aperfeiçoam a natureza humana, como: responsabilidade, generosidade, coragem, sinceridade, justiça, cortesia, prontidão, paciência, e também aquelas de ordem sobrenatural, como: fé, esperança e caridade.

Para realização dessa tarefa educativa, se faz indispensável que família e colégio tenham uma estreita relação de sintonia, compartilhando dos mesmos princípios educativos e trabalhando de maneira harmoniosa. Nesse sentido, também é nosso objetivo promover um ambiente de convívio saudável que proporcione tanto a integração das famílias com o colégio como das famílias entre si, de modo a formar uma comunidade cujas relações extrapolam o ambiente escolar.

Assim, nosso projeto educacional vai além de uma formação acadêmica, busca também formar pessoas íntegras, bons cristãos capazes de serem sal da terra e luz do mundo em uma sociedade insossa mergulhada na escuridão do materialismo.